Blog Ecocharme

Fique por dentro do que acontece

6 de dezembro de 2018

Mergulho em Fernando de Noronha: conheça tudo sobre o mais famoso passeio da Ilha

mergulho em Fernando de Noronha_ecocharme

Quando você planeja uma viagem à ilha de Fernando de Noronha, é impossível não levar em conta os inúmeros passeios de aventura que o destino oferece. O mergulho em Fernando de Noronha é um dos passeios mais tradicionais da ilha e muito concorrido também.

Conhecido como o principal e mais belo Parque Marinho do Brasil, o arquipélago atrai praticantes do mergulho e turistas para realizar esse passeio inesquecível. 

Quer saber tudo sobre como fazer o mergulho em Fernando de Noronha e conhecer todas as belezas naturais marinhas do arquipélago mais querido do Brasil? Continue lendo essas dicas especiais que separamos para você planejar o seu passeio.

Conheça as belezas da ilha de outro ângulo

mergulho em Fernando de Noronha_ecocharme_4

Que Fernando de Noronha é um destino perfeito para as férias seja com amigos ou com a família ou até com seu amor, você já deve saber. Mas, de fato o que chama tanta atenção dos turistas e faz essa ilha ser tão cobiçada?

Fernando de Noronha é um arquipélago formado por ilhotas e rochedos de origem vulcânica. Dessas formações, se criou o Parque Nacional Marinha de Fernando de Noronha, se tornando um dos destinos mais cobiçados para quem gosta de férias e momentos em contato com a natureza.

Devido às suas águas claras e quentes, o mar de Fernando de Noronha oferece uma visibilidade de até 50 m de profundidade. Por isso, o Parque Nacional da ilha é um dos lugares mais procurados do mundo para a prática do mergulho.

Nesse passeio, você pode se deparar com diversas espécies marinhas que habitam o arquipélago como tartarugas marinhas, polvos, lagostas, arraias, tubarões e pequenos peixes coloridos que ficam próximo aos corais, formando cenários de tirar o fôlego! Além de naufrágios realizados no local, que deixam o passeio ainda mais interessante.

Existe em torno de 16 pontos na ilha que são propícios para a prática do mergulho. Ele pode ser feito de forma guiada ou autônoma, se você já for experiente. Se liga na lista dos pontos aqui.

Mas, se você ainda não possui experiência ou até mesmo nunca encarou um mergulho de cilindro antes, não se preocupe, existem empresas e guias especializados que podem lhe ajudar a viver essa experiência inesquecível.

Organize-se para seu mergulho em Fernando de Noronha

mergulho em Fernando de Noronha_ecocharme_3

Como esse é um passeio bastante procurado, o ideal é você fazer uma pesquisa antes das empresas que fazem esse tipo de prática na ilha.

Se você é iniciante, você precisará fazer o seu batismo. Como muitos turistas estão nessa posição, os guias e as empresas já estão acostumadas a fazer essa iniciação. O preço varia em torno de R$500 e dura em média 30 minutos. Alguns passeios fecham pacotes para lhe oferecer também fotos embaixo d’água e vídeos para você recordar desse momento incrível.

É normal rolar aquela ansiedade antes de fazer o passeio, mas antes de cair na água os profissionais passam todas as instruções de manejo do equipamento, como faz para subir e descer na água, os sinais de comunicação essenciais para o passeio embaixo d’água, como tirar a água da máscara e equalizar a pressão do ouvido, até mesmo sinais sobre as espécies que você possivelmente irá cruzar durante seu mergulho.

Além disso, o tempo do seu passeio só inicia quando você começa a sua descida. Antes, você precisa de um tempo para se acostumar com o equipamento. Viu? Tudo é feito da melhor forma para você aproveitar cada minuto da paz e belezas que o fundo do mar tem para oferecer.

Indicações e contra-indicações para o passeio

mergulho em Fernando de Noronha_ecocharme_2

Você deve se perguntar se é possível realizar o passeio mesmo não sabendo nadar. A resposta é sim!

Não é preciso saber nadar para aproveitar o mergulho em Fernando de Noronha, pois quem guiará o seu passeio durante todo o trajeto será o seu instrutor. Ele está presente a todo tempo, se comunicando com você e lhe guiando com toda a segurança necessária.

Também é bom se programar para fazer o passeio com no mínimo 24h antes do seu voo de volta. Devido à profundidade e da altitude no momento de voar, a diferença de pressão atmosférica pode não fazer bem para você.

O passeio não é indicado para mulheres gestantes, pessoas claustrofóbicas, pessoas com problemas cardíacos, respiratórios e hipertensos. E com relação às crianças, o passeio está liberado para os pequenos acima de 10 anos com autorização por escrito do pai ou responsável.

Também não é indicado comer algo muito pesado antes do passeio.

Escolha uma empresa de confiança

mergulho em Fernando de Noronha_ecocharme_1

E a dica chave é escolher bem quem você irá confiar para realizar o seu mergulho em Fernando de Noronha.

Noronha, hoje, oferece uma boa infraestrutura para receber turistas do mundo inteiro. E para esses passeios de aventura na ilha, empresas especializadas oferecem pacotes com guias credenciados para realizar o passeio na maior segurança.

Como é um passeio que não tem um custo tão pequeno, é bom se programar antes para não perder essa oportunidade. Economize um pouco, se necessário, para poder fazer o passeio e viver esse momento único.

Quer conhecer três pousadas em Noronha que fazem você se sentir em casa de tanto conforto e aconchego? Então clique aqui e saiba mais!