Blog Ecocharme

Fique por dentro do que acontece

20 de abril de 2017

Cuidados que devem ser tomados em Fernando de Noronha.

Fernando de Noronha é um arquipélago conhecido por sua preservação ambiental, suas belas praias atraem visitantes em todas as épocas do ano. Um paraíso, onde o homem consegue se encontrar com a natureza. Mas, para que este ecossistema continue equilibrado, com fauna e flora exuberantes mesmo com a presença do homem, precisa-se tomar alguns cuidados.

Pensando nisso, nós preparamos uma lista com 4 direcionamentos a serem seguidos por quem visita:

1- Tocar ou alimentar animais

Há uma grande variedade de animais: tartarugas, peixes, tubarões, raias, golfinhos, aves, lagartos e roedores (mocó). Todos eles são protegidos pelo ICMBio e tocar ou incomodá-los é proibido. Caso contrário, você receberá uma multa.

2- Entrar nas piscinas naturais usando protetor

Protetor solar é um item importantíssimo para a proteção da pele, mas ele não pode ser utilizado se você for visitar as piscinas naturais, como por exemplo na praia da Atalaia. Essa medida é tomada para preservar a saúde do ecossistema marinho daquela área.

3- Jogar lixo

Não jogue lixo, ponta de cigarros e outros detritos na rua e no mar, de jeito nenhum! Se não tiver uma lixeira por perto, guarde tudo dentro da sua bolsa. Mantenha a ilha limpa e bonita como deve ser. Além disso, os restos de lixo são um perigo para os animais, que podem acabar ingerindo e adoecendo.

4- Utilizar água e energia em excesso

Por ser uma ilha, Noronha tem algumas dificuldades, entre elas a produção de água potável e de energia. É por isso que todos os visitantes devem ser conscientes no momento do consumo desses recursos. Economize água e energia, não desperdice.

A responsabilidade é de todos.

Seja cuidadoso em sua estadia na ilha: respeite as regras e a natureza. Cuide do local como se você estivesse em casa, assim Noronha pode continuar sendo um dos lugares mais lindos desse Brasil. Ame esse paraíso e ajude a preservá-lo.